UFRN recebe I Conferência Potiguar do Clima

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, até o dia 15 de abril, a I Conferência Potiguar do Clima (COP), que tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades de enfrentamento à degradação ambiental, em especial no semiárido nordestino. A abertura do evento aconteceu na quinta-feira, 13, e contou com a presença do reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda.

“Espero que, a partir da rica programação, possam surgir novas ideias, parcerias, projetos e ações concretas em prol do desenvolvimento sustentável”, afirmou o vice-reitor, que ressaltou o potencial de contribuição da UFRN, em virtude do seu potencial científico e de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com a presidente da I COP, Winnifred Knox, as universidades têm se debruçado sobre as questões ambientais, que poderão ser discutidas na COP com representantes do executivo, legislativo, judiciário, sociedade civil, técnicos, pesquisadores e professores. A professora destacou que o Rio Grande do Norte tem dois terços dos seus 167 municípios no semiárido brasileiro, além de mais de 400 quilômetros de área costeira, características que mostram o potencial de vulnerabilidade do estado a impactos ambientais. 

A conferência de abertura da COP foi ministrada pelo professor do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, vereador Robério Paulino, que apresentou a questão ambiental global. Nesta sexta-feira, 14, a programação segue com o circuito de palestras e debates sobre as temáticas de segurança hídrica; conservação de florestas e reflorestamento; riscos nas zonas costeiras e manguezais; políticas para cidades sustentáveis; segurança alimentar; e as oportunidades e riscos das energias renováveis no RN.

Mais informações estão disponíveis no site.