UFRN reduz consumo de energia elétrica

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reduziu o consumo de energia elétrica em 28,8%, entre os meses de setembro de 2021 a abril de 2022. A conquista superou a meta estabelecida no Decreto Presidencial nº 10.779/2021, que previa medidas para a redução de 10% a 20%, em comparação à média de consumo dos mesmos meses nos anos de 2018 e 2019.

“Mesmo com o retorno das aulas e do trabalho administrativo para a modalidade presencial, em março deste ano, a UFRN continuou com a redução no consumo em comparação ao período antes da pandemia”, destacou o engenheiro de produção Danilo Cachina, da Coordenadoria de Gestão dos Sistemas Elétricos (CGSE) da Superintendência de Infraestrutura (Infra).

Esse cenário foi alcançado em virtude de ações implantadas pela CGSE, com participação da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), a exemplo da inauguração da primeira usina fotovoltaica da UFRN e da instalação do primeiro lote de luminárias públicas com tecnologia LED, em substituição às de menor eficiência, além da substituição de lâmpadas de iluminação interna por lâmpadas em LED nas edificações.

A redução do consumo de energia elétrica está presente no Plano de Gestão 2019-2023 e no Plano de Logística Sustentável 2021-2023 da UFRN, já que contribui para a sustentabilidade e reduz os custos financeiros da instituição. Para a continuidade da economia de energia na UFRN, estão em andamento a contratação e instalação de duas novas usinas fotovoltaicas, com potência seis vezes maior que a existente.