Um jogo 2D que, utilizando o estilo de comic book, apresenta situações simuladas de cenários reais vivenciados por um profissional da enfermagem no contexto do aconselhamento sobre o aleitamento materno, recebeu na terça-feira, 21, o registro do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O programa recebeu o nome de Aleitagame e é produto da tese de doutorado de Lays Pinheiro de Medeiros, egressa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF).
O Software Educacional foi desenvolvido em parceria com Amanda Maria Domingos de Oliveira e Gabriel Vieira Barreto, profissionais responsáveis pela construção do jogo, sob orientação da professora Isabelle Katherinne Fernandes Costa. Nele, o jogador vai investigar as situações para identificar a intercorrência de lesão mamilo-areolar em questão e adotar a conduta adequada com a mãe e o bebê.
Ao iniciar o jogo, o jogador encontrará a descrição e imagem de dois personagens, como em um comic book, e deve escolher qual será o seu personagem guia. Logo após, o personagem escolhido apresenta os cenários por onde começar. Ao escolher o cenário, é apresentada uma tela com o ambiente, a mãe e o bebê (pacientes) que devem ser auxiliados.
Em todas as telas, o paciente terá acesso aos botões de “avançar” e “voltar“ e são apresentadas instruções específicas sobre o que deve ser feito. “Os diálogos entre a mãe e o enfermeiro acontecem à medida em que o jogador vai clicando em avançar. Após o diálogo, que apresenta informações relevantes sobre a mãe e o bebê, ele pode interagir com itens do cenário que são destacados.
Ao clicar sobre esses itens, são apresentados diferentes conteúdos e mídias, como vídeo, texto e imagens. Eles servirão para o usuário identificar o que está acontecendo com a mãe ao amamentar. Ao avançar, o jogador deve responder a perguntas que permitam identificar seu aprendizado sobre o tema do jogo”, explicou Isabelle Katherinne Fernandes Costa, professora e coordenadora do grupo.
Ela acrescenta ainda que o game tem a funcionalidade em caso de respostas inadequadas. Neste momento, o jogador recebe um feedback do personagem guia e deve tentar responder a pergunta novamente até acertar. Quando o usuário responder corretamente, o personagem guia apresenta uma mensagem de incentivo.
Por fim, frisa a docente, após responder cinco perguntas, a mãe apresenta uma informação que reflete o desempenho do jogador no decorrer do cenário, bem como é apresentada uma nota sobre o desempenho do jogador.