UFRN seleciona propostas para o projeto Conexões Criativas

Até 31 de julho, estão abertas as inscrições para o projeto Conexões Criativas, realizado pelo  Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN, em parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). O projeto, que acontece entre setembro e dezembro de 2024, selecionará até 15 propostas artístico-culturais que contarão com o apoio financeiro para a cobertura de custos de execução e promoção das atividades. 

As propostas submetidas exigem a coordenação de docentes ou técnico-administrativos de nível superior da UFRN, bem como devem promover a integração entre ensino, extensão, arte e cultura, tendo em vista uma programação cultural diversificada, inclusiva, gratuita e democrática, que contemple múltiplas linguagens artísticas. Os discentes, por sua vez, também podem submeter uma proposta desde que esta conte com um representante docente ou técnico de nível superior como responsável.

As propostas precisam ainda incluir a realização de duas apresentações: uma na UFRN e outra em espaços externos públicos, como ONG’s, escolas ou locais não-formais. Além disso, devem promover uma atividade educativa associada à apresentação cultural, que pode ser uma roda de conversa, oficina ou outra atividade similar. As apresentações ocorrerão tanto dentro quanto fora das dependências da UFRN, ampliando o acesso a toda a comunidade.

Os interessados necessitam, obrigatoriamente, de experiência mínima de dois anos no setor cultural, devendo comprovar seu envolvimento e competência nesse campo através do envio de um portfólio detalhado, que deve conter documentos de participações em eventos, premiações e reconhecimentos formalmente recebidos.

Mais informações podem ser consultadas por meio do edital do projeto.

Conexões Criativas

O Conexões Criativas é uma iniciativa do NAC em prol do fortalecimento e fomento da integração entre arte, cultura, ensino e extensão, possibilitando a oferta de atividades culturais, públicas e democráticas que abarquem diferentes linguagens artísticas. Desse modo, possui como objetivo a criação de um ambiente inclusivo que valorize e difunda a rica diversidade cultural por meio de eventos que unem diferentes formas de expressões da arte.

Para Teodora Alves, diretora do NAC, o projeto cumpre um importante papel em âmbito cultural. “Trata-se de uma oportunidade de conhecermos e incentivarmos mais as iniciativas artísticas da UFRN e de articulá-las com a comunidade externa, de modo a expandir essa relação acadêmica e social, além de ampliar o espaço e o diálogo criativo e reflexivo sobre as artes e as culturas”, declara.