A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi classificada em edital de Chamada Pública de Projetos (CPP) da Neoenergia Cosern. A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizará a substituição de 498 luminárias de menor eficiência por luminárias de LED no Anel Viário e nas principais ruas internas do Campus Central.
A empresa representante da UFRN na chamada pública está enquadrada como Empresa de Serviços de Conservação de Energia (ESCO) e apta a assinar o contrato relativo ao projeto apresentado. Após a formalização, a execução será iniciada de acordo com os critérios estabelecidos no edital da CPP.
“A substituição das 498 lâmpadas proporciona grande melhoria na qualidade da iluminação e uma significativa redução do consumo, além de economia na despesa com energia elétrica”, afirma o superintendente de Infraestrutura da UFRN, Luiz Pedro de Araújo. Conforme o engenheiro de produção da Coordenadoria de Gestão dos Sistemas Elétricos da Superintendência de Infraestrutura (Infra), Danilo Cachina, as novas luminárias públicas em LED, que serão instaladas em vias estratégicas do Campus Central, simbolizam a cultura de eficiência energética almejada e praticada pela UFRN.
A instituição ainda foi beneficiada recentemente com a substituição de 60 mil lâmpadas menos eficientes por lâmpadas LED em cerca de 100 prédios, localizados nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Macaíba. A iniciativa também faz parte do PEE da Neoenergia Cosern, regulado pela Aneel, o qual contribui para a modernização da iluminação, o aumento do conforto visual nos ambientes, a redução do consumo e despesa com energia elétrica e gastos com manutenção, uma vez que as lâmpadas de LED apresentam vida útil maior e são mais econômicas.