Uma das maiores cientistas da História, Marie Curie, tem vida explorada em filme na Netflix

Marie Curie é um dos maiores nomes da ciência de todos os tempos. Nascida Maria Skłodowska, na Polônia, adotou o Marie ao se mudar para a França e o Curie ao se casar com o físico francês Pierre Curie. Com o também físico Henri Becquerel, foram homenageados com um Nobel de Física por pesquisas com a radioatividade.

Marie Curie foi a primeira mulher a vencer o prêmio e se tornaria, anos depois, a primeira pessoa a vencê-lo duas vezes, desta vez tendo seu trabalho reconhecido como química. Ainda hoje, Marie é, ao lado de Linus Pauling, a única vencedora de dois Nobel em duas áreas diferentes. Pauling, vale ressaltar ganhou um da Paz, ou seja, um reconhecimento não relacionado a suas pesquisas.

“Radioactive”, lançado ontem (15) pela Netflix, conta a história de Marie Curie com algumas liberdades criativas, mas retratando a importância de suas descobertas e tudo o que elas lhe causaram. Quando conhecemos Marie (Rosamund Pike), ela já está na França e faz parte da comunidade científica, mas encontra dificuldades para realizar suas pesquisas. Sua vida dá uma guinada quando ela conhece Pierre Curie (Sam Riley) e eles desenvolvem uma parceria de trabalho e de vida. O filme foi dirigido por Marjane Satrapi.

Com informações de A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial