A Comissão Europeia propôs nesta quinta-feira (25/11) que todos os países da União Europeia (UE) passem a aceitar a entrada de viajantes vacinados com qualquer imunizante contra a covid-19 aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A diretriz abriria caminho para a entrada de estrangeiros imunizados com algumas vacinas que ainda não foram autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), entre elas a Coronavac, aplicada no Brasil.
Até agora, a EMA aprovou as vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca (se produzida na Europa) e Johnson & Johnson. Além desses mesmos imunizantes, a OMS deu aval ainda para as vacinas produzidas pelas chinesas Sinopharm e Sinovac (Coronavac) e pela indiana Bharat Biotech (Covaxin).
Atualmente, a maioria dos países da União Europeia não permite a entrada de viajantes vacinados com imunizantes não aprovados pela agência reguladora europeia. Como garantia, a Comissão Europeia propôs a exigência de um teste molecular (como PCR) negativo para todos os passageiros vacinados com imunizantes aprovados pela OMS mas não pela UE.
Fonte: DW Brasil