Vacina inédita para câncer de pulmão começa a ser testada em 7 países

“BNT116” é o nome da primeira vacina contra o câncer de pulmão a chegar à fase de ensaios clínicos a nível mundial. Segundo o laboratório BioNTech, responsável pela produção do imunizante, os testes serão feitos inicialmente com 130 pacientes, de sete países diferentes: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Polônia, Reino Unido e Turquia.

Janusz Racz, de 67 anos, foi o paciente que deu início ao ensaio, ainda na semana passada. No Hospital Universitário de Londres, no Reino Unido, ele recebeu seis injeções da vacina, dadas entre intervalos de cinco minutos ao longo de meia hora.

“Foi indolor. Não tem nem comparação à quimioterapia”, conta à SkyNews. “Sou cientista e entendo que o progresso da medicina depende das pessoas que concordam em se envolver em estudos como este. Por isso, estou aqui”.

Como funciona a vacina?
O imunizante BNT116 possui a mesma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) que a vacina da BioNTech contra a Covid-19. Isso quer dizer que cada uma das doses aplicadas possui o conteúdo genético com marcadores específicos para combater uma parte diferente do tumor.

Durante 12 meses de tratamento, é esperado que os voluntários recebam dezenas de doses da vacina. A princípio, serão aplicações semanais por seis semanas consecutivas e, posteriormente, uma nova dose a cada três semanas.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial