O objetivo da Nasa de levar a tripulação mais diversa até a lua segue a todo vapor e, agora, todo mundo está convidado para participar da primeira fase de lançamentos da missão Artemis. A agência irá gravar o nome de quem se inscrever no site oficial da expedição em um pendrive, que dará uma volta ao redor da lua a bordo da capsula Artemis I Orion.
Essa vai ser a estreia do novo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial, na tradução) da Nasa, construído para enviar astronautas em uma expedição de exploração lunar. A missão da Artemis I é dar a volta no satélite prateado e voltar para a Terra em segurança — e, por enquanto, sem tripulação.
Durante o mês de março, tanto o foguete lançador quanto a cápsula e os sistemas de lançamento serão submetidos a diversos testes e, caso tudo ocorra bem, oficiais da agência espacial acreditam que a Artemis I parta para sua missão em maio.
Essa é uma parte do programa Artemis que tem como objetivo a exploração lunar por seres humanos de forma sustentável. Dividido em três fases, o lançamento sem tripulação da Artemis I é a primeira delas. A segunda será em 2024, que deve fazer mesma rota de Artemis I, porém, com um time de astronautas a bordo. Somente na terceira e última fase, prevista para acontecer entre 2025 e 2026, é que a tripulação poderá finalmente desembarcar na Lua com a ajuda de um veículo da SpaceX.
Fonte: Revista Galileu