[VÍDEO] Influencer natalense Ivan Baron processa comediante Léo Lins após vídeo capacitista: ‘Paralisia cerebral não me resume’

Ivan Baron publicou nesta segunda-feira (18) um post de repúdio ao comediante Léo Lins, que aparece em vídeo viralizado na internet debochando do influencer e de pessoas com deficiência. Em conversa exclusiva com Quem no começo da tarde, ele confirmou que abrirá processo contra o humorista e que espera justiça por conta do ocorrido.

“Eu espero que ele pague pelo crime que cometeu. Ofender e reproduzir discurso de ódio contra pessoas com deficiência em um palco de espetáculo com uma plateia aplaudindo, e ele monetizando isso, não deve ser mais normalizado. Quando a gente denuncia e pede justiça, é um nítido recado que as coisas precisam mudar”, desabafou Ivan.

Apesar de o vídeo ter viralizado na internet, Ivan recebeu o conteúdo por meio de uma associação de mães atípicas do Mato Grosso chamadas “Mães do TFD (Tratamento fora de Domicílio)” que, segundo o influencer, protestaram contra a apresentação de Léo Lins na região.

“Quando elas entraram em contato me deu bastante ansiedade. Eu pedi para uma amiga assistir primeiro para depois eu ter coragem de ver o conteúdo. Confesso que me deu bastante gatilho, principalmente no momento em que ele ironiza o meu trabalho e debocha da minha deficiência fazendo gestos estereotipados”, lamentou.

O influencer também lamentou a falta de espaço e visibilidade para pessoas com deficiência e minorias em geral ainda tem na internet. “As pessoas ainda não consomem os nossos conteúdos da mesma forma que um outro influencer SEM deficiência. Sempre somos chamados de ‘mimizentos’ ou longe de merecer o engajamento”, explicou.

Apesar da repercussão do vídeo, Ivan garantiu que recebeu apoio dos seguidores e também de famosos como Carol Trentini, Leilah Moreno, Ângelo Assumpção, Maíra Medeiros, Rey Costa, Raull Santiago, Laila Zaid e Ariadna Arantes.

“Neste mês comemoramos a Luta da Pessoa com Deficiência, então não tem nada mais significativo do que essa ação acontecer justamente no Setembro Verde. Que mais pessoas na mesma condição que a minha tomem coragem e usufruam dos seus direitos civis”, concluiu Baron.

Entenda
Leo Lins se apresentou recentemente em stand-up e, durante o monólogo humorístico, acabou debochando de Ivan Baron por conta de sua paralisia cerebral. Nas imagens, ele imita os trejeitos do influencer com ironia.

Após repercussão na web, Ivan Baron se pronunciou no Instagram. “Infelizmente preciso vir aqui nas redes sociais expor mais um ataque CAPACITISTA que sofri de autoria do Léo Lins. Chegou até a mim um vídeo em que o humorista durante o seu show de stand-up se refere à minha pessoa de maneira extremamente ofensiva, imitando minhas características físicas, o jeito que falo e movimentos corporais com o objetivo de estereotipar e fazer com que a sua plateia ria em cima da minha condição”, começou ele.

O influencer lamentou o caso. “Assistindo o conteúdo foi impossível não sofrer, relembrando vários gatilhos que precisei passar durante todo o processo de aceitação da minha deficiência (paralisia cerebral) e me senti mais uma vez humilhado por uma pessoa que não teme as consequências que a suposta ‘piadinha’ pode causar na vida do outro. Até quando quem não pertence a um padrão de linguagem e expressão terá que sofrer refém desse tipo de violência?”, questionou.