A deputada federal e candidata à Prefeitura de Natal no 2º turno, Natália Bonavides (PT), revelou que alguns dos ataques e notícias falsas que vem enfrentando nas últimas semanas foram promovidos por servidores do município. As denúncias reforçam a presença de campanhas de desinformação que surgiram após a primeira fase das eleições.
“Eu fui da CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] das fake News como deputada federal, então eu sei muito bem como é que isso funciona e eu tinha certeza, infelizmente, que como a campanha do meu adversário tem como núcleo o bolsonarismo, isso ia vir com toda a força no segundo turno, para além das práticas coronelistas que a gente viu no primeiro turno de compra de votos, de assédio eleitoral a trabalhadores terceirizados e a servidores da prefeitura”, afirmou a petista.
A parlamentar recentemente viajou a Brasília para apresentar queixas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação aos ataques.
Nas redes sociais, Natália Bonavides compartilhou prints de mensagens ofensivas recebidas. O número exato de servidores envolvidos ainda não foi confirmado, mas a investigação está em andamento. Os ataques aumentaram logo após o resultado do 1º turno, que levou a candidata, com 28,44% dos votos, ao 2º turno contra Paulinho Freire (União Brasil), que obteve 44,08%.