Vila celta da idade do ferro é descoberta na Alemanha

No último mês de outubro, a Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera, da Alemanha, anunciou a descoberta de uma vila celta de aproximadamente 2,3 mil anos — relativa à Idade do Ferro — em Munique, no bairro de Feldmoching-Hasenbergl. O achado revela, portanto, que aquela região sempre foi uma área procurada e interessante para ser povoada.

O órgão informou a descoberta de pelo menos 2,8 mil itens, que incluem seis poços, nove sepulturas e mais de 100 plantas baixas de casas. Conforme apontado em comunicado pelos pesquisadores envolvidos na descoberta, a comunidade daquela vila era composta por agricultores e ela poderia abrigar até cerca de 500 pessoas.

Cidade sempre povoada
Conforme pontua Mathias Pfeil, professor e um dos envolvidos no estudo, “Munique é e era grande. Já há 2 mil anos, as pessoas se aglomeravam aqui”. Ele ainda complementa, falando que os achados recentes são importantes para comprovar o que até então era apenas suposição: “Anteriormente, só podíamos supor a existência de grandes assentamentos espalhados pela atual área urbana de Munique.”

As tesouras de 2,3 mil anos encontradas em tumba celta, na Alemanha

Por fim, Thomas Weingartner, gerente do órgão de Desenvolvimento de Construção de Casas da Baviera, pontua que a área foi povoada em diferentes épocas, ao longo da história, e celebra a descoberta recente: “Estamos felizes com o fato de que esses vestígios emocionantes foram descobertos e avaliados antes que as pessoas se mudem para cá novamente.”

Fonte: Aventuras na História