Votação sobre construção de usina que pode desligar internet no Brasil é adiada

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) do Ceará adiou a reunião de votação sobre a construção de uma usina de dessalinização que traz riscos à internet em todo o Brasil. Segundo o G1 Ceará, não foi divulgado um motivo para o adiamento pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que é o órgão responsável pelo conselho e também local onde a votação seria realizada.

A expectativa é que a reunião fosse realizada nesta quinta-feira (19) em Fortaleza para analisar a aprovação de quatro projetos, incluindo a polêmica usina. Ela seria fruto de uma parceria público-privada entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Consórcio Águas de Fortaleza.

Por enquanto, a nova data da votação não foi divulgada pelo órgão do governo estadual.

Relembre o caso da usina no Ceará
Apresentado no fim de setembro de 2023, o projeto da usina de dessalinização de água marinha na Praia do Futuro — chamado de Dessal do Ceará — visa melhorar o abastecimento do Ceará ao fornecer uma alternativa para obtenção de água potável no estado.

Entidades que representam empresas de telecomunicações e operadoras, entretanto, são contra o projeto. O motivo é um possível dano aos cabos submarinos que estão na praia cearense e são essenciais para o sinal de internet no país.

Fonte: TecMundo