YouTube bloqueia canais de emissora russa por desinformação sobre covid

O YouTube apagou dois canais em alemão da emissora russa RT, financiada pelo governo da Rússia, justificando que a difusora violou suas políticas contra desinformação sobre covid-19. Em entrevista à DW, um porta-voz da plataforma de vídeos afirmou que “o YouTube sempre teve diretrizes comunitárias claras para definir o que é permitido na plataforma”.

De início, o YouTube havia apenas bloqueado por uma semana o canal em alemão da emissora – RT Deutsch ou RT DE – que publicou conteúdos que desrespeitaram a política contra informações falsas sobre a pandemia. Em seguida, porém, a RT usou um segundo canal, chamado “Der Fehlende Part” (“A parte que faltou”, em tradução livre), para burlar a suspensão, e ambos os canais acabaram banidos na terça-feira (28/09).

A emissora russa “tentou contornar a suspensão usando outro canal, e, como resultado, os dois canais foram encerrados por violarem os Termos de Serviço do YouTube”, afirmou o porta-voz da plataforma. O YouTube diz que “não permite conteúdos sobre a covid-19 que representem um sério risco de danos graves”.