A população foi até suas janelas em várias cidades pelo Brasil para bater penelas, gritar e rebater as mentiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante um pronunciamento em rádio e televisão ontem (2). Enquanto dizia que sentia muito “por cada vida perdida” pelo novo coronavírus, era possível ouvir pessoas gritando em suas janelas “cadê a vacina” e “Fora Bolsonaro”.
O presidente mentiu ao dizer que o Brasil “é o quarto país que mais vacina no planeta”, se referindo aos números absolutos de doses aplicadas. O Brasil é, hoje, no entanto, o 64º no ranking de aplicação de vacinas contra a covid-19, se levada em consideração a proporção da população.
Em seguida, afirmou que sua administração vai garantir a opção de todos que quiserem se imunizar: “Todos os brasileiros que desejarem, serão vacinados”. Depois, ele fez questão de enfatizar que o Governo Federal foi contra o lockdown e sempre disse que era necessário combater o desemprego e a retração econômica tanto quando o novo coronavírus.