Abril das Artes: Chico Bethoven e ‘Choro do Elefante’ se apresentam nesta sexta (19)

O saxofonista Chico Bethoven e o grupo “Regional Choro do Elefante” antecipam as comemorações em torno do Dia Nacional do Choro com uma apresentação no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN), nesta sexta-feira (19), contando a história do Choro através de um repertório que é a própria história do gênero. O evento é gratuito e integra a programação do projeto “Abril das Artes”, projeto promovido pelo Governo do RN, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura, sob a coordenação da Fundação José Augusto (FJA).

O Choro é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro, que tomou forma no final do século 19. Porém, somente neste ano de 2024, no mês de fevereiro, os membros do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), aprovaram o registro da manifestação cultural no Livro das Formas da Expressão e o Choro passou a ser Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. A data instituída como Dia Nacional do Choro é o dia 23 de abril.

Na terra de K-Ximbinho, Ademilde Fonseca e outros nomes expressivos da música, a data ganha um brilho especial, pois no Rio Grande do Norte existe um movimento que atravessa gerações de “chorões” e “choronas” que chegam até os dias atuais, como é o “Regional Choro do Elefante”, o grupo mais antigo em atividade em Natal do gênero na atualidade (desde o ano 2000). A apresentação desta sexta-feira contará com a participação especial da cantora potiguar Laryssa Costa, interpretando clássicos do choro.

Fotos: Divulgação.

SERVIÇO: Chico Bethoven e o Choro do Elefante, com Laryssa Costa

  • 19 de Abril de 2024 (sexta-feira).
    – 20h. Entrada gratuita.
    – Teatro Alberto Maranhão. Praça Augusto Severo. Ribeira. Natal (RN)
  • Obs. Para retirada de ingressos, acessar o link .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial