Conselho de Curadores da UFRN aprova prestação de contas da administração central

O Conselho de Curadores (Concura) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 21, a prestação de contas da Administração Central no exercício 2023. A decisão foi tomada a partir da análise do Relatório de Gestão 2023 e levando em consideração o parecer da Auditoria Interna da UFRN, que avaliou a aderência da prestação de contas aos normativos, a conformidade legal dos atos administrativos e o atingimento dos objetivos operacionais.

Para a relatora do processo no Concura, Fabiana Cristina Mendonça de Araújo, o Relatório de Gestão 2023 contém material rico, bem apresentado, e que cumpre de forma satisfatória as normativas. A conselheira destacou os pontos mais relevantes do documento, assim como esclareceu o relatório e o parecer da Auditoria Interna, que serviram como base para o seu parecer favorável à aprovação.

De acordo com a conselheira, o Relatório de Gestão expressa “de forma clara e objetiva a exatidão dos dados, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão, não tendo sido detectada nenhuma impropriedade ou falha de natureza formal relevante, ressaltando-se que a gestão central da UFRN cumpriu o dever de prestar contas no prazo”.

A avaliação da Auditoria Interna sobre a prestação de contas é guiada pelos trabalhos previstos no Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) de 2023, por meio do qual houve acompanhamento da elaboração e análise do Relatório de Gestão, de modo a evitar incompatibilidade com a legislação. Também houve seis trabalhos de auditoria para avaliar os processos de governança, gerenciamento de riscos e de controles internos da UFRN ao longo de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial