Ministério da Saúde oferta quatro novos cursos sobre pesquisa clínica na plataforma Una-SUS

Já estão disponíveis, na plataforma Una-SUS, quatro novos cursos sobre Aspectos Operacionais na Pesquisa Clínica. Disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os conteúdos abordam as seguintes temáticas: “Organização de documentos e dados de pesquisa”, “Estruturação da equipe e tópicos regulatórios em pesquisa”, “Implementação e acompanhamento do estudo” e “Gerenciamento e conclusão do estudo”. Para se matricular, basta acessar o portal da  UNA-SUS e seguir as instruções da inscrição. Ao todo, são 50 mil vagas disponíveis.

O público-alvo abrange profissionais que já trabalham com pesquisa ou que têm interesse em iniciar seus estudos no campo da pesquisa clínica, mas também estudantes e interessados no tema. As aulas são on-line, gratuitas e autoinstrucionais (sem tutoria), propiciando autonomia e flexibilidade na construção do conhecimento, no ritmo e dentro da disponibilidade de cada participante. 

 Ação estratégica

Os cursos foram produzidos e ofertados, inicialmente, por meio de um projeto desenvolvido pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, com financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Entre maio de 2020 e julho de 2021, foram emitidos aproximadamente 16,5 mil certificados.

Essa ação é uma iniciativa estratégica do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Novos cursos na área de pesquisa clínica estarão disponíveis na plataforma em breve, como por exemplo: ética em pesquisa, prática clínica baseada em evidências, estruturação de centro de pesquisa, elaboração de protocolo clínico, disseminação do conhecimento, bioestatística e epidemiologia clínica aplicada. 

O compromisso de qualificar pesquisadores brasileiros para aprimorar a pesquisa clínica nacional está formalizado pelo Decit no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 559, de 2018. O documento possui um eixo dedicado à “Formação em Pesquisa Clínica”, que tem por objetivo promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica, apoiando o desenvolvimento de cursos de curta duração e de programas de pós-graduação stricto e lato sensu.

Nova Indústria Brasil

Além disso, a pesquisa clínica é parte de um dos objetivos específicos da Missão 2 do Plano de Ação da Nova Indústria Brasil, contribuindo para que o país tenha um Complexo Econômico-Industrial da Saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial