Nova Acrópole do RN celebra Dia Internacional da Terra com palestras, limpezas de espaços urbanos e plantio de mudas

Data reflete sobre “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”

No mês de abril a escola de filosofia Nova Acrópole, que tem sete unidades no Rio Grande do Norte, se une à comunidade global para celebrar o Dia Internacional da Terra, cuja temática central é “A Busca da Unidade para Além das Diferenças”. As ações no estado ocorrem no período de 20 a 27 abril, serão gratuitas e abertas à sociedade. Dentre as atividades palestras sobre a temática da terra, limpeza de espaços urbanos, plantio de mudas, trilhas, debates e oficinas. Abaixo conheça a programação completa.

Questões climáticas, preocupações com o descarte irregular de lixo, desmatamento, entre tantos outros problemas que vem afetando cada vez mais a vida na terra tem estado entre as principais discussões do planeta, entre os filósofos isso não é diferente. Toda a humanidade vem sendo afetada pelos constantes problemas provocados pelo próprio homem, daí a importância dos debates e da percepção que, “A Terra é a casa em que todos os seres habitam.

Com esta consciência, podemos exercitar a fraternidade de forma mais ampla, profunda e verdadeira, valorizando a riqueza da nossa diversidade nesta Unidade que compomos. O que atinge um ser humano, uma região, atinge a todos”, comentou Giane Ribeiro, responsável pela secretaria Nacional de Voluntariado da Nova Acrópole.

PROGRAMAÇÃO NO RN
Semana da Terra em Natal e Parnamirim
Sábado (20 de abril) – Limpeza da Praia do Forte – das 15h30 às 17h30 – ponto de encontro nas proximidades da subida da Ponte Newton Navarro. (Organização desta atividade é da Nova Acrópole Tirol)
Segunda (22 de abril) – Apreciação musical com Eli Cavalcante às 19h. Palestra: Harmonia entre a Terra e a Natureza Humana – as 19h30 – (Nova Acrópole de Parnamirim – Rua Silvino José dos Santos, 182)
Terça (23 de abril) – Palestra: O simbolismo da Mãe Terra nas Mitologias – às 19h30 (Nova Acrópole Morro Branco – Av. Xavier da Silveira,1047)
Quarta (24 de abril) – Palestra: Os ciclos biológicos alinhados à natureza – às 19h30 (Nova Acrópole Morro Branco – Av. Xavier da Silveira,1047)
Quinta (25 de abril) – Palestra: A história da Terra e as diferentes fases do nosso planeta – às 19h30 (Nova Acrópole Zona Norte – Shopping Estação – sala 2)
Sexta (26 de abril) – Inauguração da nova sede em Tirol – às 19h30 (Av. Campos Sales – 631). A escola será simbolicamente inaugurada com o plantio da “árvore das virtudes”, em seu jardim, os presentes terão a oportunidade de colocar junto da semente as suas virtudes. O evento contará com música ao vivo.
Sábado (27 de abril) – Trilha no Parque da Cidade, às 16h – o ponto de encontro será no estacionamento do parque às 15h45 – (Organização desta atividade é da Nova Acrópole Ponta Negra)
 
Semana da Terra em Assu
(Rua 15 de novembro, 620 – Dom Eliseu)
20 a 27/04 – Campanha de arrecadação de material reciclável.
24/04, às 06h30 – Limpeza e plantio de mudas na Praça Recanto da criança.
24/04, às 19h30 – Café filosófico com o tema “Combate ao desperdício e ao consumo excessivo”.
25/04, às 20h – Palestra “Simbolismo dos elementos da Natureza: terra, água, ar e fogo.
27/04, às 16h – Oficina de arranjos com flores e folhas nativas.

SOBRE A DATA
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ser celebrada em abril, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável em escala mundial.
Neste ano a temática central “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” orienta as atividades promovidas pela Nova Acrópole, alinhando-se com a percepção histórica da Terra como um ser vivo e maternal, reconhecido por diversas culturas antigas como, por exemplo, Gaia, Gea e Pachamama, denominações que refletem a mesma ideia de um planeta vivo, capaz de sustentar e nutrir todas as formas de vida.
Nesta Semana da Terra as atividades planejadas incluem palestras, mostras artísticas e ações voluntárias em mais de 100 sedes espalhadas pelo Brasil, visando promover a reconexão com a natureza e fortalecer os laços que unem a todos como parte de um único ecossistema global.

 
Informações: @acropoleriograndedonorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial