POLÊMICA: Deputado General Girão (PL), apoiador do ex-presidente Bolsonaro, expõe vítima que tentou tirar a própria vida em Mossoró

O deputado federal General Girão (PL-RN) publicou nesta quarta-feira, 22, um vídeo em suas redes sociais expondo uma mulher tentando tirar a própria vida em Mossoró, oeste potiguar. O deputado, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez a postagem “parabenizando” a ação dos guardas municipais da cidade, mas não escondeu o rosto da vítima.

“Minha continência aos bravos guardas municipais de Mossoró. A vida é o bem mais precioso e cabe a todo profissional da segurança pública o compromisso de defender a sociedade, em qualquer circunstância”, disse na postagem.

Diversos pedidos, até mesmo do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, foram feitos para que o deputado retirasse a postagem, a fim de preservar a identidade da vítima. Depois da repercussão, o deputado repostou o fato, mas sem o rosto da vítima:

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde publicou o Manual “Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da mídia” (OMS, 2000), que traz recomendações para profissionais de mídia sobre a divulgação de suicídios. Segundo a publicação, recomenda-se, por exemplo, não divulgar o método empregado, fotos ou cartas de despedida; evitar coberturas sensacionalistas, com glamourização da pessoa, julgamentos morais e visões simplistas sobre a motivação. Igualmente, em consideração às repercussões possíveis, a divulgação deve priorizar o aspecto educativo e a abordagem ética e sensível, seja na mídia tradicional ou nas redes sociais, de forma a promover a conscientização da população.

O manual, até então, é para “profissionais de mídia”, mas para quem tem bom senso deve-se fazer uso da mesma forma. Até porque, a internet não é uma terra “sem lei”, não é mesmo?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial