Reitoria da UFRN discute sobre normativas da Educação

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se com a vice-diretora do Centro de Educação (CE), Cynara Teixeira Ribeiro, e a coordenadora pedagógica das Licenciaturas (Coordelice), Danielle Grace, na manhã desta sexta-feira, 23. No encontro, o gestor recebeu o relatório final produzido por um grupo de trabalho (GT), formado por diversas instituições, para estudo da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

A vice-diretora do Centro de Educação (CE), Cynara Ribeiro, explicou que o documento foi produzido por um grupo de trabalho para estudo e avaliação do documento emitido pelo CNE. “A resolução promove uma reformulação muito grave nos cursos de licenciatura, retrocedendo as discussões existentes no campo educacional para décadas atrás, uma vez que retoma modelos já superados. No caso do curso de Pedagogia, promove um verdadeiro desmantelamento à medida que desmembra em, praticamente, três cursos”. 

A formulação do documento contou com contribuições de diversos setores da UFRN e com parceiros externos, como a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Conforme a coordenadora pedagógica das Licenciaturas (Coordelice), Danielle Grace, o relatório destacou proposições, desde questões básicas relativas à concepção de educação, sobre a importância da formação plena em Pedagogia e à relevância do diálogo e da construção coletiva do documento.

O reitor agradeceu o trabalho da equipe e solicitou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) efetue os devidos encaminhamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial