Secretário de Saúde do RN presta esclarecimentos sobre compra dos respiradores que não foram entregues pelo Consórcio Nordeste

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) debateram na última quinta-feira, 02, com o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, a respeito das ações da Secretaria de Saúde no combate à Covid-19, com foco principal na compra dos respiradores que não foram entregues por meio do Consórcio Nordeste.

O Secretário prestou esclarecimentos sobre a operação e falou sobre os recursos que já foram aplicados pela Sesap-RN. Cipriano também explicou sobre a expansão dos leitos para o tratamento da Covid-19 e explicou a necessidade de compra dos ventiladores pulmonares que estavam em falta até no mercado internacional. Ele disse que o pagamento antecipado de quase R$ 5 milhões foi com fundamento na Lei 13.979, mas que a empresa responsável pela compra não entregou os equipamentos.

Ainda de acordo com Cipriano Maia, não foi o Governo do RN que fez o contrato e sim o Governo da Bahia. Segundo ele, o Governo do RN fez adesão ao Consórcio diante da dificuldade para encontrar os respiradores no mercado e a necessidade de adquirir esses equipamentos para a instalação dos leitos. Deixou claro que todos os estados foram enganados.