Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) debateram na última quinta-feira, 02, com o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, a respeito das ações da Secretaria de Saúde no combate à Covid-19, com foco principal na compra dos respiradores que não foram entregues por meio do Consórcio Nordeste.
O Secretário prestou esclarecimentos sobre a operação e falou sobre os recursos que já foram aplicados pela Sesap-RN. Cipriano também explicou sobre a expansão dos leitos para o tratamento da Covid-19 e explicou a necessidade de compra dos ventiladores pulmonares que estavam em falta até no mercado internacional. Ele disse que o pagamento antecipado de quase R$ 5 milhões foi com fundamento na Lei 13.979, mas que a empresa responsável pela compra não entregou os equipamentos.
Ainda de acordo com Cipriano Maia, não foi o Governo do RN que fez o contrato e sim o Governo da Bahia. Segundo ele, o Governo do RN fez adesão ao Consórcio diante da dificuldade para encontrar os respiradores no mercado e a necessidade de adquirir esses equipamentos para a instalação dos leitos. Deixou claro que todos os estados foram enganados.