O Departamento Administrativo de Saúde do Distrito de Cartagena (Dadis), na Colômbia, lançou um alerta nesta última segunda-feira (4) devido ao envenenamento de dois turistas espanhóis que consumiram frutos de uma planta conhecida como “árvore da morte”. A espécie de nome científico Hipomane mancinella dá frutos muito semelhantes à maçã (seja em gosto ou aparência), mas é altamente tóxica para seres humanos, de acordo com postagem do Dadis no Instagram.
“O alerta é lançado depois que foi notificado o caso de um casal de estrangeiros que consultou o serviço de urgência da clínica Blas de Lezo após consumir esta fruta”, afirma a publicação.
A postagem inclui um vídeo com orientações dadas pelo médico Álvaro Cruz, diretor do Centro de Emergência e Reação de Emergência (CRUE) da cidade. Ele explica que comer frutos da H.mancinella pode causar “uma sensação de ardor na zona da boca, faringe e epigástrio, após sensação de obstrução das vias respiratórias e dificuldade em respirar”.
No vídeo, também compartilhado no Twitter, o médico conta que em Cartagena o fruto pode ser encontrado em Playa Blanca e na urbanização Los Corales. Embora os turistas já tenham recebido alta e estejam se recuperando do envenenamento, Cruz pede que as pessoas evitem consumir essa fruta, que se ingerida em grande quantidade pode levar à morte.
Fonte: Revista GALILEU