Sonda japonesa surpreende cientistas ao sobreviver à segunda noite lunar

A noite lunar dura cerca de duas semanas terrestres e é um período rigoroso, no qual há registro de temperaturas inferiores a -130ºC. Não é fácil garantir o funcionamento de equipamentos espaciais sob essas condições. Mas, surpreendentemente, a sonda japonesa Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) conseguiu atravessar esse ciclo noturno pela segunda vez.

No final de fevereiro, a SLIM, que pertence à Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), “acordou” pela primeira vez após a noite lunar, conforme informou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Nesta quinta-feira (28), a agência japonesa divulgou que a sonda “despertou” novamente e enviou novas imagens para a Terra. O feito é especialmente notável porque a sonda não foi construída para sobreviver à noite lunar.

“Noite passada, recebemos uma resposta da SLIM, confirmando que a espaçonave conseguiu enfrentar a noite lunar pela segunda vez!”, escreveu a JAXA no X (antigo Twitter). “Como o Sol ainda estava alto e o equipamento ainda estava quente, nós apenas captamos algumas imagens da paisagem usual com a câmera de navegação”, explicou a agência, compartilhando uma foto da superfície da Lua:

A SLIM faz parte de uma missão que busca testar tecnologias de pouso menores e mais leves, além de investigar as origens da Lua. Ela chegou ao satélite natural da Terra em janeiro, tornando o Japão o quinto país a pousar na sua superfície lunar. Inclusive, devido à precisão da tecnologia de pouso da sonda, o equipamento também é conhecido como “sniper da Lua”.

Embora a aterrissagem tenha sido bem sucedida, ela fugiu um pouco dos planos e aconteceu em um ângulo inadequado, o que deixou os painéis solares voltados para o lado errado. Três horas depois, a JAXA decidiu desligar a sonda lunar para economizar energia.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial