TVU instala novo transmissor com potência ampliada

A TV Universitária (TVU) do Rio Grande do Norte, operada pela UFRN, instalou, na manhã de hoje, quinta-feira, 11 de janeiro, o novo transmissor responsável por expandir e melhorar o sinal do canal 5.1. Com o equipamento, a TVU ganha mais qualidade de imagem e som. Além disso, mais interessados poderão usufruir da programação, já que o sinal foi expandido para municípios da região metropolitana de Natal.

O modelo recém-instalado é do fabricante Hitachi, com potência de transmissão de 1.000 Watts, garantindo mais alcance da programação. O aparelho é categorizado como EC702HP-BB. Entre as especificações estão maior eficiência energética e redundância de fontes de alimentação, que permite a operação de maneira automática. Além disso, o transmissor não necessita de líquido de arrefecimento, que serve para manter uma temperatura ideal para que o motor trabalhe de forma mais produtiva.

O custo para a melhoria foi de R$ 317.000,00. Para garantir a continuidade da programação mesmo em casos de problemas técnicos, também foi adquirido um transmissor reserva, de 330 Watts, no valor de R$ 78.000,00. A nova tecnologia foi instalada no pátio de transmissão da TVU, no bairro Tirol, Natal/RN.

O processo realizado pelo aparelho consiste em tratar o sinal que é enviado da central técnica da TV e propagar o sinal tratado para a antena, que fica instalada no topo da torre de transmissão. Com esse método, a antena faz a irradiação do sinal para ser captado pelas antenas de recepção, nas casas dos telespectadores.

A ideia de adquirir uma nova máquina partiu da antiga coordenadora de Tecnologia e Manutenção da TV, Hilca Honorato, que em 2019 implantou a reestruturação do setor. O atual coordenador da área, Alysson Monteiro, conseguiu concluir o processo de compra no ano de 2023.

Inovação

O pioneirismo é uma das principais características da TVU. Fundada em 1972, foi, por 15 anos, a primeira emissora geradora de televisão do estado. O superintendente da Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), Sebastian Faustino, relata que tem como meta para 2024 levar o sinal para a maior parte do território potiguar.

A instalação do transmissor está sendo celebrada por toda a comunidade acadêmica, em especial pela equipe de comunicação da UFRN, como é o caso do diretor em exercício da TV Universitária, Ranniery Sousa. “O novo transmissor significa que a nossa programação vai chegar a mais pessoas, porque o alcance fica maior. Comemoramos essa instalação, queremos fazer que essa ampliação seja para todo o estado. Está nos planos do nosso superintendente e da Comunica seguir nessa expansão ao longo do ano, levando nossos programas, que têm qualidade, tradição e um ponto de vista sempre plural – refletindo nossa Universidade”, afirma.

Há 52 anos transmitindo educação, a TVU tem como principal objetivo difundir temáticas relacionadas à cidadania, aos valores humanos e à cultura. A programação tem como base divulgar a produção acadêmica da UFRN, cumprindo o papel institucional para a construção de uma formação baseada em pilares éticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial