UFRN realiza abertura do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica

A abertura do 35º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, pelo reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda. O evento tem como temática central os Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais e tem programação até 25 de outubro.

O CICT é uma das principais ações inseridas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da instituição. Para tanto, o reitor em exercício, Henio Miranda, evidenciou as perspectivas da divulgação e popularização da ciência que o evento proporciona, bem como a oportunidade de promover troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade científica, por meio da interação entre pesquisadores e a sociedade. 

A pró-reitora de Pesquisa, Silvana Zucolotto, explicou que o congresso representa a consolidação de um ano de atividades de pesquisa para os estudantes de iniciação científica. A professora também aproveitou para dirigir um agradecimento especial à equipe da Propesq pelo empenho na realização do CICT 2024. Já a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Olívia Medeiros, deu as boas-vindas aos participantes do evento e considerou que o momento demonstra a experiência da UFRN na pesquisa e na formação de recursos humanos. 

CICT 

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), o 35º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) recebeu 1.753 inscrições, das quais 463 se candidataram à categoria Trabalho Destaque e 406 à categoria Vídeo Destaque do 8º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Entre os inscritos, 48 trabalhos foram selecionados para apresentação na fase presencial, sendo 16 de cada grande área do conhecimento. Além disso, 15 vídeos foram escolhidos para a avaliação final, sendo cinco de cada grande área. As avaliações ficarão a cargo de pesquisadores integrantes do Comitê Externo PIBIC.

Nesta edição, o CICT contará com a 1º Mostra de Laboratórios de Pesquisa da UFRN, oportunizando espaço para a divulgação das atividades e projetos em desenvolvimento nos laboratórios de pesquisa, por meio de demonstrações ao vivo, experimentos interativos e exposições visuais que permitam ao público compreender a ciência e a tecnologia de forma prática. 

Além disso, neste ano, o 8º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica contará com um trabalho a mais premiado na temática de Combate à Fome, com sustentabilidade. A premiação está associada à temática de projetos estratégicos estabelecida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Confira outras informações no Instagram da Propesq-UFRN.