Vacina brasileira pode virar jogo na luta contra a dengue no mundo

A dengue, causada pelo vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e, em menor proporção, do Aedes albopictus, é uma doença aguda caracterizada principalmente por febre alta, dores pelo corpo e vermelhidão na pele. Os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada, período chamado de incubação.

Os sintomas podem se agravar ao fim da primeira semana e ficarem piores em uma pequena fração de pessoas. Estes casos, classificados como dengue com sinais de alerta e dengue grave pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são os mais preocupantes.

Na dengue com sinais de alerta podem aparecer, além dos sintomas clássicos, pequenas quantidades de sangue nas mucosas, hematomas, dor abdominal, vômitos, desidratação, inquietação, tontura, cansaço e sonolência excessivos.

Na dengue grave, a que mais preocupa, ocorre maior reação inflamatória sistêmica, que altera a coagulação do sangue e acarreta a perda de líquidos.

A consequência pode ser uma hemorragia intensa e uma queda súbita da pressão arterial, responsáveis pelo choque associado à dengue, principal causa de óbito. A manifestação grave era conhecida como dengue hemorrágica, mas o termo entrou em desuso diante das demais características envolvidas.

O contingente de pessoas com as manifestações graves é pequeno quando comparado à incidência total da doença. Dos 3 milhões de casos confirmados de dengue no Brasil em 2023, apenas 0,1% apresentaram a pior face da doença, de acordo com a OMS.

Porém, como o número de casos continua subindo em 2024, essa pequena percentagem pode ter um grande impacto, pressionando ainda mais os serviços de saúde, um drama vivido na pandemia de Covid-19.

O Brasil registrou mais de 1 milhão de casos suspeitos e dezenas de mortes por dengue em 2024 até o início de março de 2024, segundo o Ministério da Saúde, um aumento muito significativo em relação ao mesmo período de 2023.

Fonte: Revista GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial