Equipe da Nasa faz último contato com helicóptero Ingenuity, em Marte

O helicóptero Ingenuity Mars, da Nasa, encerrou sua missão nesta terça-feira (16), após quase três anos operando na superfície de Marte. Depois de um pouso difícil em seu último voo, a aeronave não pode mais voar e será usada como plataforma estacionária para coletar dados que podem beneficiar futuras missões no Planeta Vermelho.

A equipe da missão se reuniu pela última vez no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, asigla em inglês), no sul da Califórnia (EUA), para monitorar uma transmissão do helicóptero, marcando o fim das operações. Embora a missão tenha terminado em 25 de janeiro, o Ingenuity permaneceu em comunicação com a sonda Perseverance, também da Nasa, que serve como estação-base para Ingenuity.

“É quase inacreditável que após mais de 1.000 dias marcianos na superfície, 72 voos e um pouso difícil, ela ainda tenha algo a oferecer. E graças à dedicação desta incrível equipe, não só Ingenuity superou nossos sonhos mais loucos, mas também pode nos ensinar novas lições nos anos que virão”, diz Josh Anderson, líder da equipe, em comunicado.

Ao longo dos últimos três anos, o helicóptero recebeu milhares de cartões-postais eletrônicos cheios de desejos de apoio, por meio de um site da missão. A equipe produziu um vídeo lendo algumas das mensagens.

Apesar da despedida, a aeronave continuará a coletar dados diários em sua atual localização, Valinor Hills. O helicóptero funcionará como laboratório estacionário, testando diariamente seus sistemas e coletando dados, incluindo imagens da superfície e informações de temperatura. Esses dados podem beneficiar futuros projetos de veículos para Marte e fornecer dados de longo prazo sobre o clima e a geologia do planeta.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial