Euro atinge valor mais baixo em 20 anos

Em meio a um novo aumento dos preços do gás e o consequente agravamento dos temores de uma recessão na União Europeia (UE), a moeda comum do bloco europeu despencou na terça-feira (05/07) para seu menor valor em relação ao dólar americano em duas décadas. O crescimento econômico da zona do euro estagnou, enquanto os preços subiram vertiginosamente, em consequência ao impacto econômico da guerra na Ucrânia. Mas quão grave é a queda do euro?

O euro caiu 1,3% em relação à moeda americana e fechou a 1,0281 dólar – o valor mais fraco desde dezembro de 2002. A queda faz parte de uma tendência de longo prazo: apenas em 2022, o euro desvalorizou 8% em relação ao dólar. A movimentação aproxima o euro da paridade com o dólar – algo inédito desde a criação da moeda europeia em 1999 (primeiro como moeda escritural e, posteriormente, a partir de 1º de janeiro de 2002, como moeda corrente).

Moedas relacionadas com o euro, como o florim húngaro, o zloty polonês e o leu romeno, também enfraqueceram consideravelmente em relação ao dólar americano. Enquanto isso, os índices de ações nas bolsas de Frankfurt, Londres e Paris caíram mais de 1% no final da manhã desta terça-feira, em meio a preocupações de uma desaceleração econômica em toda a Europa.

Fonte: DW Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial